Uma carreira profissional exige certos sacrifícios. Para algumas pessoas, passar horas em pé é um deles, já que essa prática sobrecarrega os membros inferiores e a coluna. Por isso, elas precisam saber qual o melhor tênis para quem trabalha em pé, a fim de evitar danos causados por esse esforço repetitivo.
A escolha do calçado certo é fundamental, já que passar o dia inteiro nessa posição provoca dores tanto nos pés como em outras partes do corpo. Com o tempo, lesões se desenvolvem em função dessas agressões. Mas, entre tantas opções, qual é o modelo mais indicado?
Preparamos este post com informações e dicas para que você possa optar pelo melhor tênis para trabalhar. Continue lendo para conferi-las e entender a importância de escolher bem o calçado para sua jornada de trabalho.
Quais são os perigos de ficar muitas horas em pé?
Nem sempre a posição adotada no trabalho é a mais ergonômica ou aquela ideal para a estrutura do corpo humano. Permanecer muito tempo em pé, por exemplo, pode trazer prejuízos para os membros inferiores e desencadear problemas posturais.
Nesse sentido, para cada atividade desempenhada, é necessário escolher o calçado correto. Então, saber qual o melhor tênis para quem trabalha em pé ou se movimentando é uma questão de saúde e conforto, e não apenas de beleza e visual.
Afinal, passar horas em pé provoca o acúmulo de pressão na planta dos pés, forçando a coluna e a panturrilha. Isso pode causarcalos, dores musculares, problemas na espinha dorsal e até fascite plantar, que é a inflamação de um ligamento da sola do pé.
Outra complicação é adificuldade de circulaçãodo sangue. Além de aumentar os desconfortos e as dores e reduzir o fluxo de oxigênio e de nutrientes, esse problema também desencadeiavarizes.
Mas tudo isso pode ser evitado com o uso de um calçado correto, que proporcione maior conforto, distribua melhor o peso e amorteça os impactos. Para alcançar esses benefícios, é fundamental escolher um tênis que tenha as características certas.
Quais as características de um bom calçado para trabalhar?
Em qualquer profissão, é preciso adequar o modelo de calçado ao ambiente de trabalho. Além da estética, é indispensável pensar no conforto, na segurança e na saúde. Alguns aspectos são valiosos e devem ser considerados na hora de escolher um tênis ou calçado de outro modelo. São eles:
- os dedos são algumas das áreas mais afetadas por calosidades e unhas encravadas, portanto o sapato deve ter espaço suficiente na parte da frente para acomodá-los confortavelmente. O ideal é que sobre de 10 a 12 mm entre o dedo mais longo e a ponta dele;
- a sola deve ter uma espessura de 1,5 cm, de preferência com uma elevação no calcanhar de até 2,5 cm. Essas medidas vão aumentar o conforto e diminuir a pressão lombar e na panturrilha;
- o revestimento deve ser maleável e, ao mesmo tempo, permitir que os pés respirem. O couro é um dos materiais mais indicados para esse fim;
- para absorver o impacto, que acaba prejudicando ossos e músculos, o amortecimento é crucial. Essa função pode estar presente tanto no calçadão quanto na palmilha;
- observe também se a sola é antiderrapante, para evitar acidentes em superfícies lisas ou molhadas.
Qual o melhor tênis para quem trabalha em pé?
Uma das principais perguntas de quem chega em casa no final do dia sentindo pressão,dorese desconfortos nos membros inferiores é: qual o melhor tênis para quem trabalha em pé? Afinal, esse é um tipo de calçado confortável e ideal para quem esforça muito as pernas e os pés.
Porém, mesmo entre eles, existem alguns modelos que não são tão bons assim. Isso porque o que conta muito é a forma como o calçado é confeccionado e a tecnologia empregada nele. Um tênis que tem apoio plantar, por exemplo, é anatômico e oferece um suporte mais adequado em comparação àqueles cuja parte interna é plana.
Por isso, para saber qual o melhor tênis para quem trabalha em pé, você precisa observar as seguintes características:
- largura do bico;
- tipo de material;
- sistema de amortecimento;
- regulagem;
- acabamento interno;
- ergonomia.
Para ter certeza de que o tênis é confortável para trabalhar em pé, ele precisa:
- acomodar com firmeza, mas sem apertar;
- oferecer uma boa sustentação e equilíbrio;
- amortecer de forma eficaz os impactos;
- permitir que o pé respire;
- possibilitar ajuste de largura.
Quando não é possível optar pelo tênis em função do tipo de profissão, ainda assim não é necessário conviver com dores e desconfortos. Afinal, existem outros tipos de calçados que também trazem benefícios para quem fica muito tempo em pé. Abaixo, veja quais são eles:
- para homens — sapatos em couro, mocassim,sapatênise oxford;
- para mulheres — mocassim, saltos baixos ou anabela e oxford.
Lembrando que tanto para eles quanto para elas, é interessante que o calçado seja ortopédico. Afinal, esses modelos são fabricados pensando em especial na saúde e no conforto para proteger os pés e evitar lesões ao longo do tempo.
Como adequar o conforto ao ambiente de trabalho?
O modelo de sapato ideal depende do local de trabalho. Se o seu expediente acontece em um lugar bastante informal, procure um tênis. São os modelos mais fáceis de encontrar com as características ideais. Evite os que são muito coloridos e com molas aparentes. No ambiente profissional, é preciso discrição.
Se a sua profissão exige um pouco de formalidade, mas não muita, a opção meio-termo é o sapatênis. Esses modelos trazem o conforto dos calçados esportivos com uma estética mais aprumada, permitindo compor um visual um pouco mais formal.
Já os locais com mais seriedade e convencionais exigem sapatos sociais. Há modelos que aliam perfeitamente uma aparência elegante aos aspectos essenciais de conforto, incluindo calçados ortopédicos.
Como escolher o modelo certo?
Não basta procurar as qualidades certas no sapato, porque a forma como você escolhe também influencia o conforto. Então, além de estar atento ao sapato em si, policie o modo como faz compras.
Loja física
Se for comprar em uma loja física, deixe para experimentar e fazer sua seleção no fim do dia. Os pés ficam inchados ao longo do expediente, interferindo no tamanho. Por conta disso, um calçado que é confortável pela manhã pode não ser à noite.
Se o único horário que você dispõe para compras é no começo do dia, então ande um pouco antes de provar os itens, para estimular reações e alterações na anatomia dos pés. Caso isso também não seja possível, escolha um modelo que possibilite a regulagem.
Leve com você a meia correta para o tipo de sapato que procura. Se o produto desejado é social e será usado com meia fina, não adianta experimentá-lo com meias mais grossas indicadas para tênis, por exemplo.
Loja virtual
Por sua vez, fazercompras onlineé uma boa opção, na medida em que você pode visitar diversas lojas e visualizar inúmeros modelos. Além de ter uma grande variedade de opções, pode encontrar preços mais atrativos.
E ainda pode conferir as opiniões de outros clientes para ter certeza de qual o melhor tênis para quem trabalha em pé — ou outro modelo de sua preferência. Esses feedbacks ajudam muito a conhecer o calçado pretendido e tomar uma boa decisão.
Na loja online da Doctor Shoes, você encontra uma grande diversidade de calçados de diversos estilos para escolher aquele ideal para sua profissão. São modelos ortopédicos e com um ótimo custo-benefício para cuidar da saúde dos seus pés e fazer economia.
Agora que você já sabe qual o melhor tênis para quem trabalha em pé e conheceu outros modelos confortáveis, não precisa mais sentir dores no fim do expediente. Lembre-se de que a escolha do calçado ideal é muito importante para manter seus pés saudáveis, evitar lesões e ter mais conforto ao longo do dia, além de mais qualidade de vida.
Indeciso sobre qual calçado escolher?Confira algumas opções de modelosda Doctor Shoes!